Nexus 4 e a AOKP

Faaaaala, meus leitores assíduos! Estou voltando! Aos poucos mas estou. E vou, de quebra, continuar fazendo posts pelo resultado das votações do Nexus 4 e a Enquete. Dessa vez é a ROM AOKP.

bw_aokp14

Como alguns sabem, já outros não, AOKP vem de Android Open Kang Project, que é uma sátira e ao mesmo tempo sua fonte, a AOSP, Android Open Source Project. Essa ROM é marcada por sua modificabilidade, não visual, mas funcional. No review falarei mais sobre isso. Nesse post vou me ater ao processo de instalação.

Já é normal eu escrever isso em todo post de instalação de ROM, mas vale sempre lembrar: eu não tenho responsabilidade sobre o que cada um faz com o seu Nexus, tudo que eu ensino aqui eu fiz antes com meu aparelho (LG Nexus 4 E960) pra ter certeza que funciona. Se você não tiver confiança, não faça o que estou ensinando, e se tiver confiança, faça exatamente como estou ensinando. Leia o post por inteiro antes de fazer qualquer coisa. E lembre que esse processo vai fazer você perder a garantia do aparelho, o que pra mim não é problema, mas pode ser para alguns.

As primeiras coisas a fazer é desbloquear o bootloader, dar root e instalar um Custom Recovery (TWRP, CWM ou MultiROM). Pode-se fazer isso de várias maneiras, mas três delas são com os toolkits disponíveis para download lá no fórum XDA. Como eu já cobri o tutorial de um deles aqui no blog, você têm três alternativas: seguir o Nexus 4 e o Toolkit; usar o Wug’s Toolkit; ou usar o N-Cry Toolkit. O problema de seguir o Nexus 4 e o Toolkit é que o toolkit que usei está desatualizado em relação ao Android, a não ser que você tenha a versão premium. Então sugiro seguir analogamente o meu tutorial, mas usar um dos outros dois toolkits ou fazer a doação para o Skip e usar a versão premium.

Em relação aos recoverys, já cobri os três aqui no blog, então pode-se seguir um dos três posts: pelo TWRP como ensinei no Nexus 4 e a ParanoidAndroid, pelo CWM como ensinei no Nexus 4 e a Avatar, ou pelo MultiROM (que é o meu caso) como ensinei no Nexus 4 e o Ubuntu Touch.

As únicas coisas que vão mudar nas instalações são os arquivos que usaremos. Devemos ir ao post oficial no fórum XDA, cliquemos em ‘Thanks’, porque isso ajuda o desenvolvedor. Lá no post, cliquem no link para ir à seção do Nexus 4 no site oficial da AOKP. É nesse site que vamos baixar os arquivos necessários, que é a ROM (baixe a mais nova), e o gapps (baixe o mais novo e da mesma versão do Android que a ROM). Nesse caso da AOKP, não funcionou no meu aparelho o gapps da AOKP, então eu fui ao post da ParanoidAndroid e usei o gapps deles, e ficou tudo perfeito. Lembre-se de instalar a mesma versão da ROM e do gapps (ex. 4.4.2).

Agora é só dar um factory reset, wipe cache e dalvik cache, dar flash na ROM e depois no gapps. E pronto! Tudo rodando muito bem! Se o aparelho demorar muito a ligar, e ficar preso na boot animation da AOKP é só voltar ao recovery e dar um factory reset que normalmente resolve.

Espero que gostem da ROM, ela é uma mão cheia aos curiosos como eu. Bastante modificável e diferente da ROM AOSP.

Estou voltando a escrever agora, então não sei qual a previsão de sair o Review, mas vou tentar fazer isso rápido, pra pegar ritmo novamente. Espero que continuem acompanhando o blog.

Se gostou, dê um like, compartilhe no Twitter e no G+, curta nossa página no Facebook aqui do lado direito, inscreva-se no nosso canal do YouTube e compartilhe com seus amigos. Ajude a divulgar o blog! E se tiver alguma dúvida ou problema, comente, o comentário é muito importante.

Se puder, compre uma cerveja para mim clicando aqui.

Abraço

Deixe um comentário