Nexus 4 e a Avatar

Falácios, trutas! Beleza? Vou ensiná-los a instalar a ROM Avatar. Essa ROM é ótima para amantes da MIUI.

2013-10-17 21.12.15

Como sempre, lembrem-se que não tenho responsabilidade sobre o que cada um faz com o seu Nexus, tudo que eu ensino aqui eu fiz antes com o meu aparelho (LG Nexus 4 E960) pra ter certeza que funciona. Se você não tiver confiança, não faça o que estou ensinando, e se tiver confiança, faça exatamente como estou ensinando. Leia o post por inteiro antes de fazer qualquer coisa. E lembre-se que esse processo vai fazer você perder a garantia do aparelho, o que pra mim não é problema.

Pra quem quiser, aqui está o link do post oficial do XDA. Está todo em inglês, mas tem bastante informação.

Eu instalei a versão para o Android 4.3. Talvez eu não precise dizer isso, mas vou dizer do mesmo jeito: Se você ainda está com a versão 4.2.2, terá que instalar o Avatar para o 4.2.2; se atualizou para o 4.3, terá que usar o 4.3. Então vá no post oficial, que coloquei o link ali em cima, e baixei a versão compatível para o seu Nexus 4. Caso tenham dificuldade em encontrar o download no post oficial, entrem no site da Avatar ROM, digite ‘mako’ em search e baixem a versão 4 mais nova (caso você esteja no Android 4.3), ou a 3 mais nova (caso você esteja no Android 4.2.2).

Também precisa instalar o Gapps. Eu encontrei um há algum tempo, que não vem com todos os aplicativos do Google, somente os essenciais, que se não me engano são a Play Store, o Google Play Services e o Gmail. Daí você baixa os outros aplicativos que quiser na Play Store, sem ter aquele monte de aplicativos do Google que você não usa. Se quiser esse Gapps ‘magro’, ele chama Bank’s Gapps, pode ser baixado por aqui (baixe o ‘core’, os outros arquivos são opcionais). Se estiver com medo de algo não funcionar, baixe o Gapps oficial do Google completo aqui (escolha a versão do Gapps pela versão do seu Android, 4.2.2 ou 4.3). Coloque tanto a ROM como o Gapps dentro da raiz da memória interna do smartphone.

Agora é o seguinte, simplificando a instalação: para instalar, vá no recovery, dê wipe data, wipe cache e wipe dalvik cache, dê flash primeiro na ROM e depois (imediatamente) no Gapps, dê novamente wipe cache e wipe dalvik cache.

Caso a explicação acima não tenha sido suficiente pra você, porque você chegou agora no blog e ainda está inseguro: se você tiver instalado o TWRP, como ensinei no post Nexus 4 e o Toolkit, é só seguir o mesmo procedimento de instalação que expliquei em Nexus 4 e a ParanoidAndroid.

“Mas, Henrique, meu recovery não é o TWRP, eu instalei o CWM, e agora?”. Ah, garoto, ótima pergunta. Eu vou ensinar a instalar pelo clockworkmod também. Se você é igual ao menino que fez a maravilhosa pergunta ali atrás, e instalou o CWM ao invés do TWRP quando usou o Toolkit, esse tutorial aqui pra baixo é pra você.

Primeiro temos que entrar no recovery. Para isso desligue o celular, e assim que estiver desligado, segure os botões de ‘power’ e ‘vol-‘ ao mesmo tempo, ele vai entrar na tela do bootloader:

2013-10-17 21.04.57

Use os botões de volume para navegar até ‘Recovery mode’ e entre apertando ‘power’:

2013-10-17 21.05.08

2013-10-17 21.05.28

Dentro do recovery funciona o touchscreen, e você também pode navegar com ‘vol+’ e ‘vol-‘ e selecionar com o ‘power’. Entre em ‘Backup and restore’ e faça um backup do seu sistema, caso ache necessário. Eu não costumo fazer, mas é porque eu esqueço, é sempre bom fazer. Depois do backup feito, vamos preparar o terreno para instalar a ROM nova, e fazemos isso limpando todo e qualquer traço de usuários da ROM antiga. Volte ao menu inicial e entre em ‘Wipe data/factory reset’:

2013-10-17 21.06.14

Clique em Yes:

2013-10-17 21.06.30

Depois vá em ‘Wipe cache partition’:

2013-10-17 21.06.45

De novo, clique em Yes:

2013-10-17 21.06.59

Agora entre em ‘Advanced’:

2013-10-17 21.07.22

Depois em ‘wipe dalvik cache’:

2013-10-17 21.07.36

E em Yes de novo:

2013-10-17 21.07.46

Agora volte ao menu principal, vamos instalar a ROM, entre em ‘install zip’:

2013-10-17 21.08.11

E agora em ‘choose zip from sdcard’:

2013-10-17 21.08.30

Agora precisamos entrar na memória interna, que é o ‘0/’:

2013-10-17 21.08.48

Procure a ROM (ela vai estar lá embaixo depois de todas as pastas), e selecione-a para instalar:

2013-10-17 21.09.14

Clique em Yes novamente:

2013-10-17 21.09.28

A ROM pode demorar um pouco a instalar, acho que no meu demorou uns 2 minutos, ou até menos:

2013-10-17 21.09.43

Logo após, sem sair do recovery, vá em ‘install zip’ de novo, mas agora selecione o arquivo do Gapps:

2013-10-17 21.10.56

E de novo, Yes:

2013-10-17 21.11.06

Esse é rápido. Assim que acabar de instalar o Gapps, dê mais um ‘wipe cache partition’ e um ‘wipe dalvik cache’. Volte ao menu inicial e clique em ‘reboot now’:

2013-10-17 21.11.58

E parabéns! O celular vai iniciar na Avatar ROM para deleite de todos:

2013-10-17 21.12.15

Essa ROM é muito boa, sugiro que usem. Esse tutorial pode ser usado para instalar qualquer ROM pelo CWM. A diferença é que algumas ROMs não precisam instalar o Gapps depois do arquivo da ROM, então é mais simples ainda.

Eventualmente farei o review dela, que também vai ser comprido, aguardem.

E é isso aí. Agora tem os dois tutoriais para instalação de ROM, vocês podem escolher qual usar, o TWRP ou o CWM. Eu ainda não decidi qual é o meu preferido, os dois são muito bons. Mas acho que acabo caindo pro clássico, que é a CWM. Espero que tenham gostado. A minha intenção inicial era fazer um vídeo ensinando a instalar com cada um, mas ainda não tive oportunidade, espero que o início do ano que vem seja mais tranquilo.

Eu usei essa ROM antes de ter ideia de fazer a enquete, então não fiquem bravos, os resultados da enquete serão levados em consideração mais pra frente.

Se gostou, dê um like, compartilhe no Twitter e no G+, curta nossa página no Facebook aqui do lado direito, inscreva-se no nosso canal do YouTube e compartilhe com seus amigos. Ajude a divulgar o blog! E se tiver alguma dúvida ou problema, comente, o comentário é muito importante.

Se puder, compre uma cerveja para mim clicando aqui.

Abraço

7 comentários em “Nexus 4 e a Avatar

  1. Olá amigo Henrique quanto tempo? Kkkkk
    Amigo finalmente consegui comprar meu Nexus 4. Tou na stock ainda.
    Mais uma vez parabéns pelo tutorial, só uma pergunta esses gapps que você disponibilizou serve para qualquer custo ROM ? Na versão 4.3 ?
    Abraços

    • Fala, Tiago! Beleza? Que ótimo, cara, o Nexus 4 é o um ótimo aparelho, você não vai se arrepender. Teoricamente sim, esse Gapps funciona em qualquer custom ROM que não tenha o Gapps incorporado, como a Purity. Abraço

  2. Pingback: Nexus 4 e o Ubuntu Touch | Android e Eu

  3. Pingback: Nexus 4 e o port do Android 4.4 KitKat | Android e Eu

  4. Pingback: Nexus 4 e o Firefox OS | Android e Eu

  5. Pingback: Nexus 4 e a AOKP | Android e Eu

  6. Pingback: Nexus 4 e o Android L Developer Preview | Android e Eu

Deixe um comentário